O Festival de Música Pop Internacional de Monterey aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967, na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas & the Papas) e o publicitário Derek Taylor; entre os membros da comissão do festival estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.
Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada a instituições de caridade. Mais de 200.000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies.
Monterey foi a primeira grande apresentação nos EUA de Jimi Hendrix, que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney (que fazia parte da diretoria do Festival e que ficara impressionado ao assisti-lo em Londres), e do The Who. Também seria a estréia para o grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).
Foi exatamente no dia 18 de junho de 1967, no terceiro e último dia do Monterey Pop Festival, que Hendrix virou uma lenda da guitarra. Bandas como The Who, Buffalo Springfield, Grateful Dead e Janis Joplin, se apresentariam naquela noite. Porém, logo após o show do The Who, o trio Jimi Hendrix Experience (Jimi Hendrix, guitarra e voz, Noel Redding, baixo e voz e Mitch Mitchell, bateria), subiu ao palco, superando o “The Who” em impacto e violência. Hendrix toca sua guitarra nas costas e com os dentes. Jimi tinha 24 anos, era um guitarrista relativamente desconhecido, mas mostrou uma festa de imagens e sons. Um show antológico. Naquela noite nascia o mito.
Ao final da apresentação, Jimi joga sua stratocaster no chão, ajoelha-se e a encharca com fluido de isqueiro. A chama se ergue consumindo a guitarra que ainda urra e geme suas últimas notas, a todo volume, através dos amplificadores, até Hendrix rodopiar pelo palco e quebrar tudo. Após o fogo de Hendrix, ouve-se um trovão, um trovão de aplauso da platéia. Este momento foi imortalizado em uma fotografia que foi mais tarde usada como capa da revista Rolling Stone.
Em 1997, no 30º aniversário do "The Summer of Love" e do Monterey Pop Festival, a Fender Custom Shop criou a Jimi Hendrix Monterey Pop Stratocaster. Uma edição limitada de 210 exemplares, e que caracteriza a obra de Pamelina H., que coincidentemente, foi no Festival de 1967, apesar de ter somente sete anos de idade na época.
A arte-final para a esta edição limitada (210) Custom Shop, foi baseada na Stratocaster Vermelha Fiesta de Hendrix, que também era um artista gráfico e havia pintado à mão sua guitarra. Pamelina H. estudou o vídeo do festival, e a primeira guitarra Fender que ela apresentou foi uma representação muito próxima do original. A Fender, porém, pediu que Pamelina, suavizasse os gráficos e acrescentasse o "Backstage Pass", foto que aparece no corpo, na parte da frente (este detalhe não se encontra na guitarra original). O Backstage Pass trás a clássica fotografia de Ed Caraeff, onde Hendrix queima sua guitarra.
O desenho final foi aprovado por Janie Hendrix, em nome da Jimi Hendrix Estate, e o projeto recebeu o apoio e aconselhamento de Lou Adler e Frank Howard, do Monterey Pop Festival Foundation.
Além do instrumento, que é padronizada em uma Custom Shop 1965 "transition" Strat, o pacote da edição limitada, incluía um hardcase, um gigbag de camurça branco com interior de pelúcia, uma correia para guitarra - no mesmo estilo da gig bag em camurça, um Backstage Pass plastificado - exatamente como a do corpo do instrumento, o número da guitarra de edição limitada ("XXX/210), e uma pasta de couro e metal contendo o Custom Shop COA (certificado), e uma fotografia 8"x10" de Hendrix tocando o instrumento original.
Especificações:
Corpo: Alder
Braço: Maple
Machine Heads: Estilo Vintage
Fretboard: Rosewood
No. of Frets: 21 vintage
Pickups: 3 Vintage
Controles: Master Volume, Tone (Neck), Tone (Mid)
Ponte: Vintage Tremolo
Pickup Switching: 3-Position Blade
Scale Length: 25.5 "(648 mm)
Neck Width @ Nut: 1.650 "(42 mm)
Hardware cromado
Cores: (840) Fiesta Vermelho / swath Branco / recriando a pintura original da guitarra de Hendrix.
Pickguard: 3 camadas, branca, pintada à mão, recriando a pintura original da guitarra de Hendrix.
A Good Music é a única loja no Brasil, a ter esta guitarra em exibição e a venda. Temos em casa a modelo 049/210. Somos também uma das poucas lojas do mundo a ter esta réplica como nova, sem nunca ter passado por mãos de colecionadores.
Você pode ver esta guitarra em nossa loja, ou ainda acessar em nosso site.
Clique aqui e veja a Fender Jimi Hendrix Monterey Pop Stratocaster
Postado por Marcelo Sidewalk
Nenhum comentário:
Postar um comentário