segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Stevie Ray Vaughan “Number ONE”





Stevie tinha muitas guitarras, mas a que ele mais gostava era Number One (como ele a nomeou).
Originalmente a guitarra era do ano de 1963 (constatado por dois técnicos da Custom Shop Fender), quando foram ao encontro do irmão de Stevie, o também músico Jimi Vaughan, para fazer a réplica da “Number One”, muitas pessoas, livros e revistas insinuavam que a guitarra era do ano de 1959. Mas a guitarra tinha número de série e os técnicos chegaram a data correta.




A guitarra tinha algumas mudanças feitas por Stevie. Os trastes haviam sido trocados por “jumbo estilo 6100 Dunlop”. A ponte foi substituída por uma left hand (ponte para canhoto), que na verdade não trás diferença alguma para a original. Eu prefiro acreditar que foi uma homenagem a Jimi Hendrix, um dos seus grandes ídolos. O escudo original branco foi substituído por um escudo preto com suas iniciais. O corpo da Number One era de Alder, o neck de Maple com espelho em Rosewood. O Head Stock sofreu um acidente durante um show, e foi restaurado por um luthier de altíssimo nível. Os pickups apesar de originais, foram rebobinados para obter mais ganho (volume).

Mas o que realmente fez a diferença não foi a guitarra Number One, apesar de ela ter um som caracterísco Fender, mas sim toda dedicação de Stevie Ray com o BLUES e com a música, porque com seu talento e dom, ele poderia detonar com qualquer guitarra!!!

Vou deixar uma boa dica para quem quer tirar um timbre “ala” Stevie Ray Vaughan. Temos na Good Music a guitarra modelo signature Fender “SRV” e também o clássico amplificador que Stevie mais usou. O Fender 65’ Super Reverb (um sonho de amplificador).




Fender 65' Super Reverb na Good Music

Com essas duas máquinas e ouvindo muito Blues você com certeza poderá chegar próximo ao som de Stevie Ray Vaughan.




Guitarra Fender Stratocaster Signature Stevie Ray Vaughan na Good Music

Um feliz natal e um ótimo ano novo, com muito blues em 2010 para todos.

Fabiano Mittidieri

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal Fabiano...
Parabéns pelo ótimo post...
Good Music rules

Sidewalk

Leandro "FatBluesMan" disse...

Beleza Fabiano, ótimo post. Deixo tambem uma sugestão, alem do Rory já mencionado pelo Tulika, seria legal sabermos mais sobre o Duanne Allman, Abraços Professor.