segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Stevie Ray Vaughan “Number ONE”
Stevie tinha muitas guitarras, mas a que ele mais gostava era Number One (como ele a nomeou).
Originalmente a guitarra era do ano de 1963 (constatado por dois técnicos da Custom Shop Fender), quando foram ao encontro do irmão de Stevie, o também músico Jimi Vaughan, para fazer a réplica da “Number One”, muitas pessoas, livros e revistas insinuavam que a guitarra era do ano de 1959. Mas a guitarra tinha número de série e os técnicos chegaram a data correta.
A guitarra tinha algumas mudanças feitas por Stevie. Os trastes haviam sido trocados por “jumbo estilo 6100 Dunlop”. A ponte foi substituída por uma left hand (ponte para canhoto), que na verdade não trás diferença alguma para a original. Eu prefiro acreditar que foi uma homenagem a Jimi Hendrix, um dos seus grandes ídolos. O escudo original branco foi substituído por um escudo preto com suas iniciais. O corpo da Number One era de Alder, o neck de Maple com espelho em Rosewood. O Head Stock sofreu um acidente durante um show, e foi restaurado por um luthier de altíssimo nível. Os pickups apesar de originais, foram rebobinados para obter mais ganho (volume).
Mas o que realmente fez a diferença não foi a guitarra Number One, apesar de ela ter um som caracterísco Fender, mas sim toda dedicação de Stevie Ray com o BLUES e com a música, porque com seu talento e dom, ele poderia detonar com qualquer guitarra!!!
Vou deixar uma boa dica para quem quer tirar um timbre “ala” Stevie Ray Vaughan. Temos na Good Music a guitarra modelo signature Fender “SRV” e também o clássico amplificador que Stevie mais usou. O Fender 65’ Super Reverb (um sonho de amplificador).
Fender 65' Super Reverb na Good Music
Com essas duas máquinas e ouvindo muito Blues você com certeza poderá chegar próximo ao som de Stevie Ray Vaughan.
Guitarra Fender Stratocaster Signature Stevie Ray Vaughan na Good Music
Um feliz natal e um ótimo ano novo, com muito blues em 2010 para todos.
Fabiano Mittidieri
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Legal Fabiano...
Parabéns pelo ótimo post...
Good Music rules
Sidewalk
Beleza Fabiano, ótimo post. Deixo tambem uma sugestão, alem do Rory já mencionado pelo Tulika, seria legal sabermos mais sobre o Duanne Allman, Abraços Professor.
Postar um comentário