Olá galera!
"Em 1969, Ampeg e Dan Armstrong trabalharam em conjunto para revolucionar a guitarra elétrica. O que veio a seguir foi algo "claramente" inovador, tecnologicamente avançada. Quando os Rolling Stones subiram ao palco com Keith Richards empunhando sua guitarra transparente, a lenda nasceu."
Hoje vamos falar de uma guitarra, que muitos acham que é um lançamento devido seu visual futurista. Na realidade se trata de uma guitarra clássica, fabricada desde 1969 e que já foi empunhada por vários ícones do rock mundial. Estamos falando da Ampeg Dan Armstrong.
As informações a seguir foram retirados do próprio site da Ampeg.
"Se você estivesse na NAMM 1969 em Chicago, talvez você
visse o que era considerado como o show do ano, um pedaço de pura arte - o Ampeg Dan Armstrong.
Foi apresentada quando guitarras "see-through" não eram comuns, hoje elas são oferecidas por diversos fabricantes, incluindo BC Rich, Dillon, e Ampeg. Mas quando elas foram introduzidas em '69, não havia nada como a ADA. Desenhada pelo músico SoughtAfter / expert guitar Dan Armstrong.
Com um corpo único, feito de Plexiglas que foi usinado e o acabamento lixado como um corpo de madeira, eles tinham um bolt-on maple neck, com 24 trastes (um total de duas oitavas) clistalina e com um corpo de maior acesso, e capatadores intercambiáveis para que qualquer guitarrista conseguisse adaptar a guitarra ao seu timbre.
Os seis intercambiáveis single-coil pickups foram concebidos por Armstrong e o guru dos captadores Bill Lawrence, e eram vendidos por US$ 35 cada. Sua estética foi coroada com um pickguard de fórmica woodgrain e matching headstock overlay, enquanto seus timbres eram controlados através de um volume master e um controle de tom cobertos com knobs de metal, um seletor de três posições, e uma ponte de metal estilo Danelectro com saddle de jacarandá.
O instrumento tornou-se rapidamente popular, com muitos artistas tops do cenário rock; Keith Richards dos Stones, Leslie West e Paul McCartney, enquanto na banda Cream, o baixista Jack Bruce usava a versão de baixo.
Questões financeiras entre Dan Armstrong e Ampeg, levou a guitarra a ser parada de fabricar em 1971.
Pulando rapidamente para o verão 1998, o NAMM show, onde novamente Ampeg ADA lançou a guitarra e baixo, desta vez feita no Japão por Fujigen e com captadores feitos pelo filho de Armstrong.
A versão mais recente da ADA6, segue com as mesmas especificações e melhorias da segunda versão, mais com um neck novo.
Parafusos acessados a partir da parte de trás da guitarra, um humbucking moderno de lâmina dupla e com um novo case TKL.
Também digno de nota é o retorno do Perfil de pescoço original.
Ainda nos dias de hoje, a guitarra Ampeg é extremamente atual e usada por grandes personalidades da guitarra, como o guitarrista e cantor do Foo Fighters Dave Grohl.
por M.C.
Especificações:
Corpo: polímero acrílico transparente
Braço: Maple, Bolt-on, 24,75 "escala
Escala: 24-fret, pau-rosa
Controles: Master volume, Master tone, 3-pickup selector de modo
Captadores: 1 única lâmina Rock Agudos, 1 duplo-blade Sustain Agudos; intercambiáveis
Tarrachas: Grover níquel die-cast
Ponte: Rosewood com saddles de latão compensados
Case: Hardshell incluído
Dave Growl empunhando uma Ampeg ADA6 ao vivo. Aliás ele usa uma no clip oficial de "All My Life" também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário