quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Gretsch White Falcon



No início de 1954, o estrategista de comercialização da Gretsch Jimmie Webster tentou projetar um violão para aperfeiçoar o top-of-the-heap Gibson Super 400. Ele queria uma "Dream Guitar", e ganhou a sua inspiração através da fábrica Gretsch. Assistindo a construção e a diversidade impressionante de instrumentos musicais que a empresa produzia.
A partir da linha de produção, Webster recordou os inlays gravados em pérola que adornava o fretboard and headstock. Muitos acabementos de baterias Gretsch foram cobertos com plástico grosso com um dourado brilhante, que também poderiam ser usado nas guitarras. A combinação dessas características atraentes, com um corpo branco profundo e ouro da mais alta qualidade no hardware, "o Cadillac das guitarras" foi criado, a "White Falcon" (Falcão Branco).

O White Falcon foi revelada na NAMM em julho de 1954. Foi apresentada como "a guitarra do futuro", mas a Gretsch inicialmente não tinha planos de fabricar o modelo de verdade. Era para ser somente uma peça de mostruário.

O volume total de vendas e perguntas recebidas sobre o instrumento, levou a uma reavaliação desta posição, e a Falcão Branca chegou às lojas em 1955. Como uma guitarra modelo novo, a Gretsch comercializava como sendo "a melhor guitarra que a fabrica produzia - e que era sinônimo de beleza! "A White Falcon originalmente custava US$600, o preço foi superado apenas pelos 690 dólares, pedido pela Super Gibson 400 CESN.

A White Falcon se tornou tão popular (junto com outro modelos da Gretsch), que a história da guitarra Gretsch é frequentemente referido como o "The Golden Years" ou "os grandes anos". Através dos anos 60, Webster continuamente "melhorou" a White Falcon com mais recursos, incluindo uma versão estéreo. Até o final dos anos 60, a Falcon era coberta com controles e botões. Também tem uma versão com um duplo corpo cutaway iníciado em 1962.

Com mais de uma década de realização, Fred Gretsch se aposentou em 1967 e vendeu sua empresa de fabricação à Baldwin. Baldwin tinha dificuldade para entender guitarras em geral, e principalmente a White Falcon, que falhou desastrosamente em tentar romper com a era rockabilly. A maioria dos dos artistas quentes da época, como Hendrix, Jeff Beck, Eric Clapton e outros grandes nomes estavam sendo inspirados pelo timbre Fender da Stratocaster, e não mais pela Grestch.

Para piorar a situação, a rápida deterioração da Baldwin Manufacturing experimentou dois incêndios destrutivos em sua nova planta de Arkansas em 1973. A Gretsch segue em crise com os anos 70 e, finalmente, fecha a produção nos anos 80. Em 1989, Fred Gretsch III retomou o controle dos negócios da família e começou a fazer guitarras novamente. Estes instrumentos são baseados em desenhos clássicos Gretsch, incluindo a incrível White Falcon.

A lista de grandes guitarristas que já empunharam uma Falcon é gigantesca. Vamos citar alguns grandes nomes, e alguns artistas que ainda hoje fazem jus a sua linda sonoridade.

- Gem Archer - Oasis
- Mark Arm – Mudhoney
- Tim Armstrong – Rancid, Operation Ivy
- Ron Asheton – The Stooges
- Chet Atkins
- Jeff Beck - The Yardbirds - Jeff Beck Group
- Manu Chao
- Mike Campbell – Tom Petty and the Heartbreakers
- Chris Cornell – Soundgarden, solo artist, Audioslave
- David Crosby – The Byrds, CSNY
- Bo Diddley
- The Edge – U2
- John Entwistle – The Who
- Billy Gibbons – ZZ Top
- David Gilmour – Pink Floyd
- Dave Grohl – Scream, Nirvana, Foo Fighters
- George Harrison – The Beatles
- Brian Jones – The Rolling Stones
- John Lennon - The Beatles
- Roy Orbison
- Tom Petty
- Elvis Presley
- Brian Setzer – Stray Cats
- Slash – Velvet Revolver, Guns N' Roses
- Izzy Stradlin – Guns N' Roses
- Sylvain Sylvain – New York Dolls
- Pete Townshend – The Who
- Jack White – The Raconteurs, The White Stripes
- Billy Duffy - The Cult


- Neil Young – Buffalo Springfield; Crosby, Stills, Nash & Young


- John Frusciante – Red Hot Chili Peppers, Ataxia, solo artist



Por M.C.

Esta guitarra você encontra a pronta entrega na Good Music.

Nenhum comentário: